Provérbios
Compre o seu livro aqui!  

A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal | Autores | Construtor | Textos | Fale conosco PubliqueBusca no site | Ajuda |

PROVÉRBIOS E DITADOS POPULARES

"Um provérbio é muita coisa concentrada em poucas palavras."
(Thomas Fuller - Worthys Of England, 2)
"Com arte y com engaño
vivo la mitad del año;
Y com engaño e arte
vivo la otra parte."
                
Ditado do folclore Espanhol
"Tudo o que somos é o resultado do que temos pensado.
Se uma pessoa fala ou age com pensamento ruim, a dor a segue, tal como a roda segue a pata do boi que puxa a carroça...
Se uma pessoa fala ou age com um pensamento puro, a felicidade a segue, como uma sombra que nunca a abandona." (Pensamento budista)
"Quando morreres, só levarás aquilo que tiveres dado." (Provérbio árabe)
"Me ame quando eu menos merecer, pois é quando eu mais preciso." (Provérbio chinês)
“Quando a sorte chega à sua casa, ofereça-lhe uma poltrona.” (Ditado alsaciano)
“Quem não se enfeita por si se enjeita.” (Ditado gaúcho)
“Melhor começar à noite, que não começar.” (Ditado Inglês)

“A igual razão, igual direito.” (Ditado Romano - Do Digesto, coleção de textos do direito romano)

"O plantio é opcional...  A colheita é obrigatória...
  Por isso cuidado com o que planta !" (Provérbio Chinês)
"Quando o governo é formado de homens justos e honestos, o povo vive feliz." (Livro dos provérbios)
"O que foi ainda será; o que foi feito far-se-á: não havendo nada de novo debaixo do sol." (Eclesiastes, um dos livros de sabedoria do velho testamento)
"Neurônios vêm e se vão, mas células de gordura são para sempre." (Frase difundida pela internet)
"O que se ganha em badejo se perde em arenque." (Ditado inglês)
"Não receie crescer devagar; só tenha medo de permanecer imóvel." (Ditado chinês)
"Se você que ser feliz por uma hora, tire uma soneca; por um dia, vá pescar; por um mês, case-se; por um ano, herde uma fortuna; pela vida inteira, ajude os outros." (Ditado chinês)
"Com uma boa sopa, as dificuldades descem melhor." (Ditado iídiche)

“Meia verdade é uma mentira inteira”. (Provérbio iídiche)

“Se você vai fazer alguma coisa errada, aproveite.” (provérbio iídiche)
“Não se deve emprestar nem livro nem mulheres. Nunca devolvem os livros; as mulheres, sempre.” (Provérbio português)
- Bem sobre bem e formosura, constitui uma mulher santa e honesta. (Bíblia, Eclesiástes, 26-19).  
- A fortuna bate sempre à porta que sorri. (Provérbio Hindu)
“Se você não tem pontaria, sente-se.” (Placa afixada num banheiro masculino de São Paulo)
“Antes à tarde do que nunca.” (Anúncio de motel, no Rio de Janeiro)
"Às vezes, para ensinar algo bom, é preciso ser um pouco rude." (Ditado árabe)
"A beleza é o poder pelo qual a mulher encontra o amante e aterroriza o marido." (Provérbio Francês).
"Para que nasçam virtudes é necessário semear recompensas."  (Provérbio oriental)
"Ao filho a herança, à filha o dote." (Provérbio Abissínio)
" Quem poupa castigo a seu filho, odeia-o." (Provérbios, XIII, versículo 24).     
"Nunca fales mal da mulher diante do marido. Não importa que fales mal do marido diante da mulher." (Provérbio Chinês).  
"Mais pode negar um asno que provar um filósofo. " (Provérbio escolástico).      
"Aquele  que encontra um bom genro, ganha um filho, mas aquele que encontrou um mau, perdeu uma filha. " (Provérbio Francês).

"Terminando o jogo, o rei e o peão voltam à mesma caixa." (Provérbio italiano) 

" O preço mais elevado que alguém pode pagar por alguma coisa  a alguém é pedir-lhe um favor." (John Roy – English Proverbs).
"Quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que fez a direita." (Bíblia, Evangelho de S. Mateus, cap. III, verso 6)
"Para todos os que vivem, há esperança, e mesmo um cão vivo vale mais do que um leão morto." (Bíblia – Livro de Eclesiastes, IX, 4).
"Quando o governo é formado de homens justos e honestos, o povo vive feliz." (Livro dos provérbios)

"A noite vem pejada do dia seguinte" (Provérbio oriental)

"Cada dia ensina algo ao dia seguinte." (Ditado alsaciano)

"O homem é imortal, enquanto sua missão não se realizar." (Anônimo)
"Quem não valoriza a candeia próxima, dificilmente entenderia o esplendor das estrelas." (Emmanoel)
"Quem ambiciona o alheio, perde cedo o que é seu." (Fedro - Fábulas, I - 4)
"Amor que volta é doçura, amor que parte é saudade." (Provérbio brasileiro)
"O homem pensa enquanto Deus ri." (Provérbio iídiche)
"Mulher feia só dá alegria a cabeleireiro" (Miguel Benfica)
"O único homem que não pode viver sem mulheres é o ginecologista." (Arthur Schopenhauer. Filósofo)
"Amor e tosse não dá para esconder." (Provérbio Romano)
"Não há mal que sempre dure, nem bem que sempre se ature." (Provérbio, autor desconhecido)
"O bem que se faz num dia, é semente de felicidade para o dia seguinte." (Provérbio Indiano)
"Se você quer que as pessoas pensem que você é muito inteligente, simplesmente concorde com elas." (Provérbio Judaico)
"Quem para outro arma um laço, terminará por perecer nele." (Eclesíastes, XXVII, 29)
"Um cão vivo vale mais do que um leão morto." (Eclesiastes, IX - 4)
"Falar é prata, calar é ouro." (Provérbio - autor desconhecido)
"Quem poupa castigos a seu filho, odeia-o ." (Bíblia - Provérbios, 13, vers. 24)
"Quando o governo é formado de homens justos e honestos, o povo vive feliz." (Livro de provérbios)
"O mais perigoso dos doces que se pode comer é o bolo de casamento" (Ditado americano)
"Ao erguermos a vista não vemos fronteiras." (Ditado japonês)
"No vinho está a verdade." (Provérbio latino)
"Não temas o progresso lento, receie apenas ficar parado." (Sabedoria chinesa)
Adquira livros com preços inferiores ao do mercado e de forma super segura. Clique aqui. Os mais vendidos
 
---------------------------
---------------------------