Seleção de Livros! Clique e confira.

A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco | CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 

 

JOSE ROBERTO TAKEO ICHIHARA
Publicações
Perfil
Comente este texto
 
Jornalismo
 
Restou alguma dúvida?
Por: JOSE ROBERTO TAKEO ICHIHARA

A inglória luta contra os poderosos


Mais uma esperada vitória do governo Temer contra quem acha que ele é corrupto e tentou obstruir a atuação da Justiça. Por 15 votos de vantagem a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara de Deputados rejeitou o parecer que defendia a abertura de investigação contra o presidente da República. A próxima etapa é a votação no plenário, onde a confirmação da rejeição é dada como certa. Não se sabe com qual intenção, mas a nova procuradora Geral da República, Raquel Dodge, se manifestou dizendo que o chefe da quadrilha é o Geddel Vieira.
O mundo político, dizem os especialistas, não é para qualquer um. Ama-se ou odeia-se com a mesma intensidade, dependendo da situação e dos interesses envolvidos. O cidadão comum, que acredita piamente nos valores éticos e morais, nunca entenderá o porquê do comportamento dos parlamentares. Quem se lembra da votação sobre o impeachment de Dilma Rousseff na Câmara e no Senado? Todos a favor alegavam o quê? Parece que era para acabar com a corrupção! Ela foi afastada pelas pedaladas fiscais! O que mudou agora? Como entender?
Da mesma forma que ser situação ou oposição é cheio de contradições, o que jamais poderia acontecer quanto ao cumprimento das Leis, a população também se divide nesses julgamentos que tem mais efeito midiático que jurídico. Ressurge o espírito republicano esquecido na época do julgamento da gestão petista. Agora todos precisamos eleger a recuperação econômica do país, que dá claros sinais de restabelecimento – é o que dizem os que são contra a investigação de Temer, Eliseu Padilha e Moreira Franco. Até o STF coloca panos quentes.
Mas o contribuinte desapegado de preferência político-partidária, aquele que quer ver atrás dás grades quem se apropria indevidamente do dinheiro público, tem para onde dirigir sua reclamação e demonstrar a sua insatisfação? Fica difícil porque as caixas de ressonância da vontade popular, exatamente a Câmara de Deputados e o Senado Federal, agem como temos visto ultimamente. Seria o momento de partir para outro tipo de atitude? Como reagem os que veem as fotos dos denunciados, com provas evidentes, livres e rindo da impotência popular?
Provavelmente o cidadão comum se sente como o dono do galinheiro que é obrigado a aceitar a raposa como o vigilante deste. Fazer o quê? Sair fazendo loucura e depredando tudo que custou parte do seu dinheiro? Agredir fisicamente os irresponsáveis pelo está acontecendo? Começar a fazer Justiça com as próprias mãos? Claro que isso não é a solução, mas quantos estão chegando à conclusão que é o único caminho que resta. Talvez por isso o clamor de alguns pela intervenção militar, onde a força bruta dispensa o diálogo civilizado entre os Poderes. Então...
Chegou ao conhecimento público que houve, no período de 16 de março a 13 de maio deste ano, 43 chamadas telefônicas, via WhatsApp, entre o ministro Gilmar Mendes, do STF, e o senador Aécio Neves (PSDB-MG). Nada proibido, não fosse a situação delicada em que o ministro é o relator em quatro inquéritos onde Aécio é o investigado. Essa proximidade mostrada entre o senador e membros do Judiciário aumenta cada vez mais a desconfiança da população sobre a imparcialidade nos julgamentos deste parlamentar. Se isso não é comprometedor... Deixa pra lá!
Àqueles que foram às ruas, indignados com a corrupção petista, vestidos com a camisa da seleção brasileira de futebol e empunhando bandeiras do país, resta alguma dúvida que foram ludibriados? O que mudou no combate à corrupção? Quantos corruptos do Congresso, em relação aos denunciados, estão atrás das grades? Adianta dizer que o PT colocou o Temer no poder? Por que não o tiram se ele foi eleito junto com a quadrilha que praticou o maior roubo da História do país? Enquanto a população agir desta forma... A raposa continuará vigiando o nosso galinheiro.


J R Ichihara
21/10/2017

Comente este texto

 

Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: CbZI (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP será enviado junto com a mensagem.