Seleção de Livros! Clique e confira.

A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco | CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 

 

ALESSANDRA LELES ROCHA
Publicações
Perfil
Comente este texto
 
Jornalismo
 
Desigualdades... Injustiças... O significado de caminhar sobre espinhos.
Por: ALESSANDRA LELES ROCHA




Que as desigualdades permeiam o caminho da raça humana, isso ninguém dúvida. Não se trata de sermos diferentes só do ponto de vista biológico. O que agride nessa constatação é justamente a desigualdade construída no âmbito social pelo próprio ser humano. Quando ranqueamos a vida entre os que podem ou não usufrui-la dignamente, entre os que são ou não importantes socialmente, entre os que detêm ou não as riquezas,... Fazemos da desigualdade uma arma de violência e profunda opressão.
Mas, não bastasse à desigualdade, também somos massacrados pelas injustiças. Então, a balança fica deveras desequilibrada. Quando as leis, as normas, os códigos, as doutrinas não conseguem impor seus freios e contrapesos às desigualdades é sinal de que nossa esperança sucumbiu. A quem recorrer se a justiça humana nos falta? Se a venda da imparcialidade do juízo impede a Justiça de agir na justa defesa dos homens, a quem recorrer?
A desigualdade é coisa de gente. Qualquer um, na ótica do próprio umbigo, entende e pratica desigualdades no seu cotidiano afora. Mas, injustiça não. Injustiça tem traço próprio, porque é fundamental entender de justiça para contrariá-la. Por isso, a sensação de desalento, de abandono, de orfandade. A injustiça nos diminui, nos encolhe diante do mundo, demonstrando toda a nossa impotência em ser autossuficiente para socorrer-se frente às mazelas. Para fazer justiça precisamos que outros se unam a nossa causa.
Nesse trilhar de desigualdades e injustiças, então, caminhamos. Enquanto as desigualdades se agigantam diariamente, proliferando legiões e legiões de desvalidos, as injustiças às referendam sem a menor piedade. Veja o caso da menina indiana, de dez anos, grávida por conta de um estupro, que será obrigada a levar a termo a gestação porque a Suprema Corte da Índia negou todas as apelações pelo aborto 1. Veja o caso da tragédia ambiental que se abateu sobre Mariana, MG, cujo processo criminal, que responsabilizaria todos os envolvidos no rompimento da barragem de rejeitos de minério em 2015, foi suspenso pela Justiça Federal de Ponte Nova, MG, em despacho datado de 4 de julho desse ano 2. Basta ver aqui, ali, em qualquer lugar...
Por isso, não é à toa essa sensação de cansaço doente que se abate sobre todos nós. Trata-se de um cansaço de desesperança profunda, quando nos olhamos no espelho e enxergamos, ainda que sem querer, o reflexo dos feitos dessa coletividade humana. Nossos erros. Nossos equívocos. Nossos desvarios. Nossas ambições. Nossas omissões. Cada um tomando a parte que lhe cabe no montante das agruras.
De fato, José Saramago tinha razão quando disse, “Mesmo que a rota da minha vida me conduza a uma estrela, nem por isso fui dispensado de percorrer os caminhos do mundo”; afinal, quem sabe, de uma constatação incessante entre esse joio e trigo, que nos maltrata e nos absorve com tanta veemência, não possa algum dia surgir um fiapo de esperança, de igualdade, de justiça?




1 https://www.terra.com.br/noticias/mundo/asia/caso-de-menina-gravida-apos-estupro-aos-10-anos-comove-india,b24ffa052b7637ae620fbb9a66be4495cddpf09l.html
2 http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2017-08-07/samarco.html

Comente este texto

 

Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: MZYS (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP será enviado junto com a mensagem.