Seleção de Livros! Clique e confira.

A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 

 

DALTON GARCIA DE MATTOS JUNIOR
Publicações
Perfil
Comente este texto
 
Paródia
 
O JOGO DOS 16 SINAIS
Por: DALTON GARCIA DE MATTOS JUNIOR

O JOGO DOS 16 SINAIS
(DE UMA TIRANIA)


Dalton Garcia de Mattos Junior

Médico Veterinário - Professor Universitário
Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense

Tive a surpresa de encontrar uma boa descrição do que é realmente significa TIRANIA, realizando algumas andanças por esse mundo da web.
Vale lembrar que longe de ser filósofo, apenas sou um observador crítico, não só pela minha personalidade, como também pela idade, que muitas vezes quer dizer: anos de experiência vivida, observada e discutida.
Interessantes foram as observações do Sr. Jon Roland (político Democrata americano fundador da Constitution Society), autor original do título e do texto que tive às mãos e que me proporcionou a inspiração.
Não desejo dizer que concordo com tudo que o autor escreveu, mas serve como base para algumas reflexões, principalmente quando se pensa em “ um certo país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza “ .
Que o Sr. Jon Roland me perdoe. Tomei a liberdade de realizar algumas adaptações e modificações, acrescentar observações que não causaram nenhuma deformidade no texto. Mas o texto do Sr Roland caiu como luva, exatamente no momento em que estamos vivendo. E a partir dele, eu o transformei em um jogo de conhecimentos, do tipo jogo do milhão, caça palavras etc ...
O jogo possui as seguintes vantagens:
1) Ele pode ser jogado sozinho ou acompanhado (em vários locais, nas barcas, no transito, com a namorada, no meio de uma passeata, sala de aula, repartição) e a qualquer hora.
2) É prático e gratuito.
3) É fácil.
4) Exercita a mente, libera adrenalina e endorfinas.
5) É um exercício de cidadania.

Como se joga:

1) após a leitura de cada um dos 16 sinais, os senhores deverão escrever a primeira lembrança que vier à mente associada ao referido sinal, levando-se em conta do que aconteceu no período dos 8 últimos anos na história política do Brasil.
2) responda com franqueza e tranqüilidade. Não fique revoltado...
3) ao final, troque as suas anotações com as pessoas que estão jogando com você.
4) compare o que você escreveu com aquilo que a pessoa escreveu também.
5) observe as semelhanças de informações e some os pontos finais.máximo de pontos -16.
6) quanto mais forem as semelhanças, maior o número de pontos para os dois, três ou mais participantes.
7) se você estiver jogando sozinho, você vai saber muito bem quantos pontos você fez.
8) ao final de jogo, cabe uma ampla discussão de cada tópico abordado.
9) Cuidado. Esse jogo pode causar morte....
10) Bom programa




Tirania (do grego τύραννος, líder ilegítimo) é uma forma de governo usada em situações excepcionais na Grécia em alternativa à democracia. Nela o chefe governava com poder ilimitado, embora sem perder de vista que devia representar a vontade do povo. Hoje, entre sociedades democráticas ocidentais, o termo tirania tem conotação negativa. Algumas raízes históricas disto, entretanto, podem estar no fato de os filhos do grande tirano grego Pisístrato (que era adorado pelo povo pois fez a reforma agrária e dava subsídio) terem usufruído do espaço público como se fosse privado, sendo assim, banidos e mortos.
Fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/Tirania


O JOGO DOS 16 SINAIS


1. Controle da informação e da opinião pública:
Começa com a retenção informação e leva à extinção de informações verdadeiras, na criação de notícias falsas ou enganosas. Um governo pode desenvolver diversos mecanismos de propaganda, muitas vezes aliando-se às redes de mídia televisiva, dentre outras.

2. Votação fraudada utilizada para impedir a eleição dos verdadeiros reformadores.

3. Influência oficial indevida sobre jurados.

4. Usurpação de poderes: Isto é normalmente feito com o apoio popular para resolver algum problema ou para redistribuir algo com a vantagem para os defensores da facção dominante.

5. A busca de um monopólio público sobre a capacidade e utilização da força da arma como defesa da propriedade e do cidadão: Os primeiros sinais são esforços para registrar ou restringir a posse e o uso de armas de fogo, inicialmente sob o pretexto de proteger o cidadão.

6. Militarização da aplicação da lei: Declarar guerra contra o crime como forma de para esconder um controle das liberdades civis.

7. Infiltração e subversão de cidadãos que poderiam ser potencialmente forças para realizarem as verdadeiras reformas: Espionagem interna e vigilância, grampos, falsas acusações de líderes.

8. Supressão de investigações e denúncias: Quando as pessoas que tentam descobrir uma grande FALCATRUA, são ameaçadas. Esse é um sinal de que o sistema não é apenas corrupto, mas que a corrupção passou o limiar de tirania.

9. Uso da lei de para suprimir a concorrência: Começa quando a facção dominante ganha apoio de um grupo por perdoar os seus apoiadores e conseqüentemente sufoca os seus concorrentes.

10. Subversão interna da administração: Esta envolve a nomeação para cargos-chave das pessoas que podem ser controladas pelos seus patrocinadores, e que são então levadas a fazer coisas ilegais.

11. Criação de uma classe de funcionários que estão acima da lei.

12. Criação de mecanismos de dependência do povo: A abordagem clássica para dominação do povo, vários programas de apoio para que se tornem compatíveis com as demandas dos governantes para obter vantagens e perpetuação política.

13. Promover e perpetrar a ignorância cívica dos cidadãos, dos seus deveres, dos direitos e dificultar o seu conhecimento e transparência.

14. Uso da encenação para produzir eventos de apoio popular.

15. Conversão de direitos em privilégios

16. Politicamente correto:
Utilizar e recrutar cidadãos como massa de manobra para participar de ações repressivas contra opiniões ou comportamentos divergentes daquele grupo.



 Comente este texto

 

Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: bXFO (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP será enviado junto com a mensagem.