Seleção de Livros! Clique e confira.

A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 

 

Josete Marinho de Lucena
Publicações
Perfil
Comente este texto
 
Crônica
 
Tocantins, berço de inspiração!!!
Por: Josete Marinho de Lucena

Nesta tarde sem sol, uma das raras aqui para a Região norte do Brasil, vislumbro a beleza singular da balsa cortando as águas ora agitadas, ora mansas do majestoso Rio Tocantins. Logo ali, às margens pessoas se banham, mesmo se no mês de maio ainda não há praias por essas redondezas.
Lá longe crianças brincam, se banham e banham seus cavalos. Tudo é muito tranquilo por aqui! Chegar perto do rio já dá esse equilíbrio interno!!! A calma da superfície da água parece inspirar quietude e paz!!! A musicalidade da água mansa faz lembrar o “Tá bom” dos moradores desta região quando perguntamos como estão!!
A sensação que tenho é que este é um dos pedacinhos mais privilegiado do mundo, mesmo se as ações humanas já muito o depredaram. Pois conta-se por aqui que além de bom de navegação, o Tocantins também era muito bom para a pesca. Daí muitas reminiscência de colônias de pescadores!!!
A travessia de balsa é sempre muito prazerosa principalmente pelas paisagens que presenteiam os nossos olhos!!! Avistar a Santa algumas vezes suspendendo a saia para que as águas do rio não lhe molhe o abanhado!! Ver as voadeiras com seu motor barulhento transitar o tempo todo de uma margem à outra!!! Tudo é muito sui generis para uma paraibana que conhece pouco de rio navegável!!! Avistar de longe a Catedral de Nossa Senhora da Consolação e a própria cidade de Tocantinópolis com os muros do cais que aguardam o rio pintados de verde, dá a impressão que ela esconde um quê de místico, talvez por saber que algumas aldeias a cercam.
Em consonância a toda essa beleza, o céu parece pintado à mão por um artista que, antes de tudo, só deve amar muito os apreciadores de sua obra de arte!!! Talvez toda essa beleza ora descrita advenha da proximidade com a linha do Equador!!!
13.05.2004

 Comente este texto

 

Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: bgUA (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP será enviado junto com a mensagem.