Paralerepensar - Texto

Seleção de Livros! Clique e confira.

A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 

E-mail:
Senha
       
        Cadastre-se
Esqueci minha senha
Homepage
Pensadores
Lazer e informação
Citações
Textos Fantásticos
Poemando
Provérbios
Estatuto do poeta
Peão diz cada uma!
Bíblicos
Contos e poemas de Natal
Básico de violão
Livrarias
Informática
Artes
Jornais
Revistas
Música
Televisão
Infantil

MUSIPOEMA

MUSIPOEMA
A HISTÓRIA DO ROCK IN ROLL
SER MÃE
AMIGO É...
AMAR É...
 

 

Busca

 
 
 

 

 
Ensaio
 
Corações partidos
Por: Marlene A. Torrigo

Todos nós temos um lado sombrio e quase sempre o mantemos trancado dentro de uma caixa, mas há quem o deixe escapar.(Desconhecido)

Ainda a lembro. Noêmia era bonita, tinha uns trinta anos. Acabara de ser admitida na indústria de confecções onde eu trabalhava. Tinha um filho e duas filhas gêmeas, os três com menos de doze anos, e trazia a cabeça cheia de revolta. O marido a traíra e fora embora com a outra, obrigando Noêmia a trabalhar duramente para suster os filhos. Ela namorava muito, uns e outros, entregue a um triste distúrbio de conduta moral. Notava-se que ela transitava em estado meio que de loucura. Certo dia ela me disse: - Eu estava na minha casa, cuidando da minha família, direita, íntegra, e fui traída. Dane-se o mundo agora! Eu namoro mesmo. E não um só. Assim não teria graça.
Noêmia estava brincando com a vida, machucando-se, vingando-se do homem que fizera sangrar seu coração, entregue a uma desforra promiscua, não se importando com julgamentos alheios. Os homens não prestavam e ela se divertia com eles.
Jung diria que tudo começou com seu pai. Provavelmente Noêmia não teve na figura paterna um exemplo de homem bom. Encontrou-o na figura do marido que após algum tempo a traiu, fazendo-a perder a cabeça. Se fosse ao contrario, um caso ocorrido com um homem, Jung diria que ele não teve uma mãe muito amorosa, encontrou-a na figura da esposa, mas essa o traiu e ele agora brinca com as mulheres. Elas não prestam, vinga-se de todas, vinga-se da vida, da dor que o está matando.
Emoções patológicas oriundas de um casamento fracassado são muito perigosas, podendo a pessoa preterida entregar-se a uma depressão severíssima ou a um triste distúrbio de comportamento moral. Matemática simples de corações partidos. Outras pessoas conseguem enfrentar uma traição conjugal com certa dignidade porque a sua psique foi treinada para se manter forte, vítimas que foram de traumas anteriores. Já enfrentaram outros dias bélicos, talvez na infância e juventude, não será agora que perderão o fio da meada da vida.
Pega de repente numa das grandes armadilhas montada pelo destino, a deslealdade do cônjuge, a pessoa primeiramente rende-se à descrença, à negação diante do inimaginável, depois depressão seguida de revolta e vingança. Os ciclos vão se fechando.
Caso célebre foi o de Lady Diana, a princesa de Gales, traída pelo marido, herdeiro primeiro do trono inglês. Ela, postada no topo da lista das maiores celebridades, sofrer a afronta que sofreu perante o mundo, descobrindo que fora usada para garantir herdeiros ao trono, imagine-se a dor da bela princesa. Ela só não enlouqueceu, literalmente, por uma montanha de sorte. Diana passou por todas as fases negativas, até que, ajudada pela psicoterapia, felizmente encontrou o caminho para sua recuperação mental e paz de espírito.
Mais de trinta anos se passaram. Nunca mais vi Noêmia. Conheci alguns homens e mulheres que passaram pelo mesmo sofrimento dela. Ao final conseguiram consertar suas vidas, amar e serem amados novamente. Por maior que nos pareça, nenhuma grande dor é eterna. Ela há de minimizar, até que chegue a hora de mover os remos rumo à serenidade do coração.

 Comente este texto

 

Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: UggY (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP será enviado junto com a mensagem.