Seleção de Livros! Clique e confira.

A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 

 

João Bosco Soares dos Santos
Publicações
Perfil
Comente este texto
 
Resenha
 
MANOEL DOS SANTOS O DELMIRO GOUVEIA DOS SERTÕES DOS RODELAS. ENTREVISTA CONCEDIDA A UMA ESTUDANTE UNIVERSITÁRIA.
Por: João Bosco Soares dos Santos

BOM DIA OUVINTES.
ESTE É O PROGRAMA É HORA DA CULTURA.
MEU NOME É MARIA E, NESTE MOMENTO, VOU ENTREVISTAR O ESCRITOR, POETA E TROVADOR JOÃO BOSCO SOARES DOS SANTOS, ADVOGADO, PROFESSOR, AUDITOR FISCAL DO ESTADO DA BAHIA E DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR, AUTOR DE VÁRIOS LIVROS, ENTRE ELES, POR UMA HUMANIZAÇÃO DA POLÍTICA BRASILEIRA, DIREITO E ÉTICA NO ESTADO BRASILEIRO, CANTARES, TOCATAS E A HISTÓRIA-BIOGRÁFICA MANOEL DOS SANTOS O DELMIRO GOUVEIA DOS SERTÕES DOS RODELAS.
BOM DIA, DR. JOÃO BOSCO, MUITO OBRIGADA POR TER ACEITO O NOSSO CONVITE.
BOM DIA PARA VOCÊ E PARA TODOS QUE ME OUVEM. MUITO OBRIGADO POR SUA DELICADEZA, E PELA ATENÇÃO DAS EQUIPES DA ENTREVISTA E DA PRODUÇÃO E DA DIREÇÃO DA EMISSORA, POR ESTA OPORTUNIDADE.
- DE ONDE SURGIU A MOTIVAÇÃO PARA ESCREVER?
- DECIDI SER UM MISSIONÁRIO DO BEM; UM FAROL EMISSOR DE BOAS IDEIAS, AÇÕES E ATITUDES; UM PREGADOR DE PALAVRAS IMPRESSAS E DIGITALIZADAS. FUI SUGESTIONADO PELAS ATUAÇÕES CATEQUIZADORAS DE SÃO JOÃO BOSCO, COM SUAS OFICINAS PROFISSIONALIZANTES E COM SEUS ORATÓRIOS DE PRECE, DE CÂNTICO E DE TEATRO, E COM AS PREGAÇÕES MUSICAIS E FORTEMENTE CATÓLICAS PRODUZIDAS E CANTADAS POR ROBERTO CARLOS.
- ALGUÉM LHE INFLUENCIOU?
- ALGUNS ESCRITORES, POETAS E CRÍTICOS MUITO ME TOCARAM, ME EMOCIONARAM E ME IMPULSIONARAM COM SEUS TEXTOS, ENTRE ELES, THIAMER TOTH, BISBO CATÓLICO E ESCRITOR HÚNGARO, CASTRO ALVES, MACHADO DE ASSIS, JOSÉ DE ALENCAR, ADONIAS FILHO, FERNANDO PESSOA, CAMÕES, CARLOS DRUMOND ANDRADE, GRACILIANO RAMOS, MAS NENHUM DELES INFLUENCIOU-ME IMEDIATAMENTE.
- POR QUE GOSTA DE ESCREVER?
- COMECEI A PENSAR E A GOSTAR DE ESCREVER CONDICIONADO POR UM DESAFIO E POR UM ACASO: SEMPRE FUI CURIOSO, OBSERVADOR E DOTADO DE EXCELENTE MEMÓRIA. GOSTAVA DE VER BEM DE PERTO TUDO O QUE ACONTECIA NO MEU PEQUENO VILAREJO NATAL ONDE VIVI ATÉ MEUS 18 ANOS. DEPOIS DE OUVIR, REPETIDAS VEZES, VÁRIOS PEDAÇOS DE HISTÓRIA DA MINHA TERRA INTEIRAMENTE DISTORCIDOS, ALTERADOS, INCOMPLETOS E DEFORMADOS, AO APOSENTAR-ME, DECIDI ESCREVÊ-LOS COMO OS PRESENCIEI, E COM TODA A FIDELIDADE E A IMPARCIALIDADE QUE UM HISTORIADOR PRECISA TER. E COMECEI A ESCREVER O LIVRO A QUE BATIZEI DE MINHA ALDEIA. ESCREVI 100 PÁGINAS. AMPLIEI-O PARA 300 PÁGINAS. CHEGUEI ATÉ A PÁGINA 700. E, AO SENTIR QUE ELE ESTAVA BEM VOLUMOSO, RETIREI DELE DOIS LIVROS. RETIREI MAIS TRÊS LIVROS. ESCREVI MAIS DOIS INDEPENDENTES. E DEPOIS DISSO, ESTÃO A ME CHAMAR DE ESCRITOR, ALÉM DE POETA, TROVADOR E AGORA CANTOR.
- QUAIS SÃO OS LIVROS, AUTORES, PERSONAGENS FAVORITOS SEUS?
- AS LISTAS SÃO GRANDES E VARIADAS. GOSTO DE FILOSOFIA, HISTÓRIA, BIOGRAFIA, ROMANCE, POESIA, TROVA, ETC. TENHO ALGUNS LIVROS DE CABECEIRA; SÃO MUITOS. E OS LIVROS E AUTORES PREFERIDOS SÃO MAIS PROVISÓRIOS QUE PERMANENTES, PORQUE VOU ME SOLTANDO DE UNS, À MEDIDA QUE VÃO ME CHEGANDO OUTROS MAIS PRÓXIMOS DOS QUE ESTOU ESCREVENDO.
- O SENHOR UTILIZA ALGUM MATERIAL COMO REFERÊNCIA PARA ESCREVER, OU É PURA E SIMPLESMENTE INSPIRAÇÃO MOMETÂNEA?
- O POÉTICO É QUASE SEMPRE DE INSPIRAÇÃO MOMENTÂNEA, ESPECIALMENTE A TROVA E O HAIKAI. A PROSA NASCE MAIS DE UM TEXTO, DE UMA NOTÍCIAS OU DE UMA CONVERSA.
- SENTIMENTOS NEGATIVOS COMO O ÓDIO, CIÚME, INVEJA OU VINGANÇA SÃO MOTORES BEM REGULADOS PARA A CRIAÇÃO DE UMA OBRA?
- IGNORO TUDO ISSO. DE SEMELHANTE, SÓ QUANDO VEJO OU OUÇO UM FATO INCOMPLETO, DESTORCIDO OU DEFORMADO OU ACOBERTADO POR PROPÓSITOS MENTIROSOS OU ESCUSOS, É QUE ME CHEGA O IMPULSO PARA NARRÁ-LO COM FIDELIDADE HISTÓRICA E IMPARCIALIDADE.
- QUAL SEU COMPORTAMENTO QUANDO, PRESTES A AGARRAR UMA IDEIA, O TELEFONE TOCA, A FAXINEIRA FAZ UMA PERGUNTA?
- FICO ATORDOADO, MAS NÃO PERCO A CAPACIDADE DE CONTORNAR POSITIVAMENTE O CONTEXTO.
- NO QUE COMEÇAR A ESCREVER AFETOU SUA VIDA?
- MUDOU RADICALMENTE MINHA MANEIRA DE VIVER E DE AGIR: FIQUEI MAIS CALMO, MAIS PACIENTE, MAIS SEGURO, MAIS ALEGRE, MAIS FELIZ; ENRIQUECI-ME EM AMOR, TERNURA, AFETO, LEALDADE E RESPEITO PARA COM MEUS FAMILIARES, AMIGOS, COLEGAS E VIZINHOS; E TORNEI-ME MAIS ATENCIOSO, MAIS TOLERANTE E MAIS SOLIDÁRIO.
- ESCREVER É SÓ INSPIRAÇÃO?
- É 50% DE INSPIRAÇÃO; 50% DE TRABALHO E HÁBITO.
- GENERALIZANDO, EXISTE MESMO VOCAÇÃO?
- EXISTE UM TENDÊNCIA-APTIDÃO QUE, BEM FERMENTADA, BEM DETERMINADA E CONDICIONADA COM TINHOSIDADE, FORMATA E APERFEIÇOA O ASTRO DAS LETRAS.
- DESMISTIFICAR A PROFISSÃO DE ESCRITOR É...
- PROVAR QUE ESCREVER É UM SABER-PODER-QUERER QUE DESCONHECE O IMPOSSÍVEL.
- QUANDO OLHA PARA TRÁS SUA MAIOR SATISFAÇÃO É PODER DIZER...
- COMO MELHOREI COMO SER HUMANO!
- SEU MAIOR PESADELO É SÓ PERDER OS ORIGINAIS?
- É O TEMOR DE NÃO PODER CONCLUIR OS LIVROS PROJETADOS, COM O MÁXIMO DE PERFEIÇÃO.
- O QUE ACHA DOS SARAUS LITERÁRIOS?
- EXCELENTES BERÇÁRIOS, ORATÓRIOS E OFICINAS DE FORMAÇÃO, APRIMORAMENTO E CONSOLIDAÇÃO DO ARTISTA DAS LETRAS.
- LER É INDISPENSÁVEL PARA ESCREVER BEM OU PODE ATRAPALHAR?
- NÃO PONHO FÉ EM ESCRITOR QUE NÃO LÊ NEM TEM UMA VASTA CULTURA. PARA SER ESCRITOR É PRECISO LER, LER E LER; E ESCREVER, ESCREVER E ESCREVER.
- DÊ ALGUMAS SUGESTÕES PARA EVITAR O DESAPARECIMENTO DO LIVRO.
- REDUZIR ABRUTA E IMEDIATAMENTE O CUSTO DE QUALQUER PUBLICAÇÃO, NO MÍNIMO EM 80% DO CUSTO ATUAL. IMPLANTAR MUITAS EDITORAS E AMPLIAR, COM FINANCIAMENTOS, O NÚMERO DE EDITORAS.
- PARA OS JOVENS ESCRITORES DIRIA...
- LEIAM, LEIAM E LEIAM HISTÓRIA, FILOSOFIA, A BÍBLIA, BIOGRAFIAS, GRANDES ESCRITORES E GRANDES CLÁSSICOS, ANTIGOS, MODERNOS E ATUAIS, EM QUALQUER ÁREA DO SABER HUMANO, SEM ESQUECER ARISTÓTELES E OS CLÁSSICOS DA ANTIGUIDADE, NEM DE CONSULTAR, COM FREQUÊNCIA, A GRAMÁTICA E O DICIONÁRIO.
- SOUBE QUE O SENHOR JÁ TEM UM OUTRO LIVRO PARA SER LANÇADO EM SUA CIDADE NATAL, EM RODELAS, E AQUI EM SALVADOR, NO FINAL DE JULHO DESTE ANO, SOBRE O CORONEL, LIDER, MECENAS E EMPRESÁRIO MANOEL DO SANTOS, SEU PAI. QUE TEM A DIZER?
- SIM JÁ ESTÁ PRONTO O LIVRO CORONEL MANOEL DOS SANTOS, O DELMIRO GOUVEIA DOS SERTÕES DOS RODELAS. TENHO MAIS OS LIVROS: TOCATAS E DIREITO E MORAL NO ESTADO BRASILEIRO, ESTE EM COAUTORIA COM MINHA FILHA HERTA RANI TELES SANTOS, PROCURADORA, MESTRANDA E DOUTORANDA. SERÃO LANÇADOS SIMULTANEAMENTE COM O MEU PRIMEIRO CD COMO CANTOR, QUE SERÁ UM BRINDE PARA QUEM ADQUIRIR DOIS DOS MEUS LIVROS, INCLUÍDO, ENTRE ELES, CANTARES, EM RELANÇAMENTO, JÁ EM SEGUNDA EDIÇÃO.
- POR QUE O SENHOR RESOLVEU ESCREVER SOBRE SEU PAI?
- PORQUE ELE, COMPROVADAMENTE, DEPOIS DE DELMIRO GOUVEIA, FOI O MAIOR EMPREENDEDOR INDUSTRIAL E COMERCIAL DA REGIÃO, ALÉM DE ÚNICO MECENAS, MAIOR E MAIS LONGEVO LÍDER POLÍTICO, ECONÔMICO E SOCIAL – FOI LIDER POR MAIS DE 40 ANOS - E JAMAIS PERDEU UMA ELEIÇÃO LOCAL, QUER QUANDO FOI CANDIDATO, QUER QUANDO TEVE COMO CANDIDATO GENRO OU FILHO, SENDO SEMPRE, DE LONGE, OS MAIS VOTADOS EM TODOS OS PLEITOS.
- ENTÃO ELE TAMBÉM FOI O GRANDE INCENTIVADOR E INSPIRADOR DA VIDA E UMA FONTE DE INTEGRIDADE, CARÁTER, HONESTIDADE E DIGNIDADE, E GRANDE EXEMPLO DE SER HUMANO?
SIM. ESTE FOI O DESAFIO-RAZÃO PRIMEIRA E MAIOR QUE ME IMPULSIONOU PARA QUE EU CHEGASSE A ESCREVER MAIS DE 10 MIL PÁGINAS, PORQUE, ATÉ AGORA, ELE TEM SIDO O MAIS ESQUECIDO, DESPREZADO DOS EDIFICADORES, CUIDADORES E DEFENSORES DE RODELAS, MESMO TENDO SIDO ELE, POR LONGOS 40 ANOS (DE 1920 A 1961, DATA DE SUA MORTE) , O BANCO, O JUIZ, O MECENAS, O SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA E O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DA ENTÃO VILA DE RODELAS, E TUDO ISTO ME CONDUZIU PARA O DESAFIO DE ESCREVER, COM A FIDELIDADE E A IMPARCIALIDADE PRÓPRIAS DE HISTORIADOR, A SUA HISTÓRIA QUE É QUASE A HISTÓRIA DE RODELAS, DAQUELES MAIS DE 40 ANOS EM QUE FOI SEU VERDADEIRO LÍDER ECONÔMICO, POLITICO E SOCIAL, MAIS PRECISAMENTE, A PARTIR DE QUANDO SEU SOGRO MANOEL SOARES DOS NASCIMENTO FOI NOMEADO COMO PRIMEIRO INTENDENTE DA VILA DE RODELAS.
- OS SEUS DEZ MAIS: AUTORES, OBRAS, PERSONAGENS?
- NÃO SOMENTE SOMAM DEZ; SÃO MUITOS AUTORES, MUITAS OBRAS E MUITOS PERSONAGENS.
- E SEUS POETAS PREFERIDOS? ASSUMA-SE COMEÇANDO PELA ADOLESCENCIA.
- ESTA E MAIS FÁCIL: FERNANDO PESSOA, CAMÕES, CARLOS DRUMOND DE ANDRADE, CECÍLIA MEIRELES, CASTRO ALVES, GONÇAVES DIAS, JOAQUIM CARDOZO, JOÃO CABRAL DE MELO NETO, OLAVO BILAC, OLEGÁRIO MARIANO, CASSIMIRO DE ABREU, FAGUNDES VARELA E OUTROS MAIS.
- PARA OS JOVENS, O QUE DIRIA?
- LEIAM, LEIAM E LEIAM FILOSOFIA, HISTÓRIA, CLASSICOS, A BIBLIA E SEM JAMAIS ESQUECER DE CONSULTAR A GRAMÁTICA E UM BOM DICIONÁRIO.
- MEU MUITO OBRIGADO, MAIS UMA VEZ, A VOCÊ, À EQUIPE, À DIREÇÃO E À EMISSORA POR ESTA AGRADÁVEL OPORTUNIDADE.





 Comente este texto

 

Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: WJLQ (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP será enviado junto com a mensagem.