A casa dos grandes pensadores A casa dos grandes pensadores

| Principal | Introdução | Autores | Construtor I Textos | Fale conosco PubliqueBusca no site I Termos de uso  I

HERMANN HESSE

Hermann Hesse


Lektüre für Minuten

   Há alguns anos vieram a lume, sob o título de Lektüre für Minuten, os pensamentos de Hermann Hesse, abrangendo o que havia de mais essencial nos seus escritos, obra do mais alto valor literário que tem encontrado no estrangeiro a mesma calorosa acolhida que teve na Alemanha, onde saiu com uma edição inicial de 120 exemplares, tendo logo no ano de sua publicação figurado entre os livros nacionais e estrangeiros mais procurados pelos leitores alemães.

Graças a uma seleção editorial do imenso espólio e das cartas de Hesse encontradas após sua morte, um material realmente vasto e precioso possibilitou a publicação do que documenta cabalmente a atualidade básica do seu autor e cuja leitura faz-nos compreender por que Hesse tornou-se não somente um dos mais apreciados escritores em seu próprio país de nascimento, a Alemanha, como provavelmente o autor europeu mais lido nos Estados Unidos e na Ásia.

Assim se referiu Manfred Haussmann a esta obra quando de sua publicação na Alemanha: "Lektüre für Minuten" fascina como poucas obras literárias já conseguiram fazê-lo. Por quê? A resposta está na própria pessoa de Hermann Hesse que se faz presente e visível em cada frase. Ele não engana, não assume qualquer pose; pensa com o coração e não atira palavras ao vento. 

Algumas citações publicadas nesta obra.

CITAÇÕES

"Nada posso lhe oferecer que não exista em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo além daquele que há em sua própria alma. Nada posso lhe dar, a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo."

"Quem quiser nascer tem que destruir um mundo; destruir no sentido de romper com o passado e as tradições já mortas, de desvincular-se do meio excessivamente  cômodo e seguro da infância  para a conseqüente dolorosa busca da própria razão do existir: ser é ousar ser." (Demian)

- Ao lidar com malucos, a melhor coisa que podemos fazer é fingir que somos sãos. 

"São muitos os caminhos pelos quais Deus pode nos conduzir à solidão e levar-nos a nós mesmos." (Demian)

"Quando se quer algo verdadeiramente e com suficiente força, acaba-se por consegui-lo sempre." ( Demian)

"O acaso não existe. Quando alguém encontra algo de que verdadeiramente necessita, não é o acaso que tal proporciona, mas a própria pessoa; seu próprio desejo e sua própria necessidade o conduzem a isso. (Demian)

"Toda pessoa humana é digna de ser amada, tão logo comece realmente a falar-nos."

"Intolerante deveria o homem ser, segundo penso, apenas para consigo mesmo, não para com os outros ."

"Tudo quanto não for por nós levado até ao fim, tudo quanto não tiver uma solução completa, um dia ou outro retornará."

"A cultura humana surge graças ao enobrecimento dos instintos animais transformados em ânsias espirituais, através da vergonha, da fantasia, do conhecimento ."

"Quanto menos tivermos medo de nossa própria fantasia, que na vigília e no sonho nos faz criminosos e animais, tanto menor é o perigo de, na verdade, sucumbirmos a este mal."

"As verdadeiras virtudes sempre incomodam e provocam ódio."

"Não devemos fugir da vida ativa para nos refugiar na contemplativa. Nem vice-versa. Antes, devemos oscilar entre uma e outra, sentir-nos em ambas como em casa, compartilhar de ambas."

"Um dia ou outro, todos têm de dar o passo que os separa de seus pais, de seus mestres. Cada um de nós precisa provar da aridez da solidão, embora a maioria dos homens mal a possa suportar e, tão logo a saboreiam, voltam a rastejar."

'Sofremos o amor, mas quanto mais generosamente o sofremos, mais fortes ele nos faz."

"Sabemos todos, por experiência, quão fácil é nos apaixonar e quão difícil e belo é amarmos realmente. Como todos os valores reais, não se pode vender o amor. Há prazeres que se vendem; o amor, não."

"Os artistas e os poetas são, com freqüência, amantes apaixonados, mas raramente bons maridos. É que o artista vive antes de tudo para sua obra. O amor que lhe resta para dar aos outros é, antes, bastante escasso, visto o muito que dele exige a dedicação ao trabalho artístico."

"O mal surge sempre lá onde não chega o amor."

"O que é mais importante em nossa vida, nós o vivemos antes dos nossos quinze anos."

"Para mim, o uso da força é proibido em quaisquer circunstancias, ainda que no interesse do "Bem."

"O macio é mais forte do que o duro. A água, mais forte do que a rocha. O amor, mais forte do que a violência."

"A luta entre operários e capitalistas é uma luta interessante e árdua, se de ambos os lados existe um pouco de boa vontade, se o capitalista, embora rico, for sempre um homem honesto. Já se o capitalista roubou o dinheiro que tem, o problema é inteiramente outro: a luta perde sua motivação cultural e transforma-se num caso de polícia."

"A trajetória de nossa vida pode parecer definitivamente marcada por certas situações. Nossa vida, entretanto, conserva sempre todas as possibilidades de mudança e conversão que estiverem ao nosso alcance. E tais possibilidades são tanto maiores, quanto mais abrigarmos em nós de infância, de gratidão, de capacidade de amar."

Ir para Pensadores