A casa dos grandes pensadores A casa dos grandes pensadores
     
Retorna a Arnaldo Jabor 

ARNALDO JABOR

Arnaldo Jabor

O fracasso do liberalismo financeiro

Há muitas maneiras de fracassar. Depois do fracasso do socialismo real, veio o fracasso do liberalismo financeiro.

De um lado, bilionários na Suíça, tomando champagne escondidos… Do outro, barbudos raivosos comendo no McDonalds e berrando: “Viram? Bem que nós dizíamos…”.

A crise fortalece o esquematismo, a radicalização fácil: viva Bolívar, viva Stalin….
Os três patetas Evo, Rafael e Huguinho vão a Belém faturar votos para seus planos de ditadura… E Lula vai ser criticado pelo que tem de melhor: o sensato jogo de cintura…

Mas a boa noticia é que ficou claro que o capital tem de ser regulado por um estado sensato, como teorizou o grande economista Keynes.

Mas poder político em geral emana do poder econômico. Como os rapazes de Wall Street limitariam seus próprios lucros?
Keynes trouxe a incerteza para a economia. Mas como regular a incerteza? Como organizar uma complexidade, justo entre a fome e a vontade de comer?

Hoje, há questões onde ninguém tem razão. A razão fica oculta no miolo, entre causas humanas e desumanas, incontroláveis.

Mas todo mundo quer certezas… Assim, de um lado temos a hipocrisia de Davos, do outro o radicalismo tosco em Belém.

Por isso, como explicar a frase profunda da keynesiana Joan Robinson: “Pior que viver num país explorado pelo capitalismo é viver num país não explorado pelo capitalismo”.

Arnaldo Jabor

Publicação: www.paralerepensar.com.br  - 29/01/09

1