A casa dos grandes pensadores A casa dos grandes pensadores
     
Retorna a Arnaldo Jabor 

ARNALDO JABOR

Arnaldo Jabor

O castelão de Edmar e o feudalismo

Eu acho que o castelo do Edmar é um bom prenúncio para o Brasil.

O nosso presidencialismo é esse pântano de alianças espúrias que impedem qualquer governo.

O parlamentarismo prejudica a deliciosa política de chantagem ao Executivo.

Assim, Edmar é um precursor do regime ideal para nós: o feudalismo.

E nem precisamos dividir o Brasil em feudos, pois já o é.

Vejam as terras do barão Sarney. Seu castelo da ilha de Curupu, no Maranhão.

E o sucerano Renan, do feudo de Murici, de onde ele comanda fazendas imaginárias e bois abstratos.

Sem falar claro, no grão senhor Niltão Cardoso que amialhou mais de cinco bilhões em seus tesouros mineiros.

O castelão de Edmar realiza o sonho de centenas de políticos. É perfeito. Cada feudo teria suas aldeias miseráveis envolta, exatamente como é agora, os servos pagariam impostos e prestariam serviços à nobreza e nas guerras iriam morrer por seus senhores.

Não precisaríamos mais de Câmaras de Deputados, senadores, essas hipocrisias democráticas.

Haveria até o melhor nos feudos do Brasil que é o direito de pernada. Virgem que casa, primeiro passa a noite na cama do castelão, enquanto os bobos da corte cantam e riem.

Boa idéia do Edmar! E nem precisa empregar bobos da corte… Bobos somos nós!

Arnaldo Jabor

1